Neutralização de CO2 por estoque de carbono no solo

Neutralização de CO2 por estoque de carbono no solo

O solo é um grande reservatório de carbono, mas o seu uso intensivo libera o CO2 estocado. Práticas conservacionistas podem reverter essa situação neutralizando emissões residuais.

O solo do nosso planeta armazena cerca de 2,5 bilhões de toneladas de carbono, mais que a atmosfera (780 bilhões de toneladas) e que a vegetação (560 bilhões de toneladas), sendo um importante reservatório de carbono. Os solos, de acordo com os serviços dos ecossistemas, podem atuar como drenos ou como fontes de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) dependendo do tipo de manejo utilizado. Os solos do planeta já perderam de 50% a 70% do carbono contido originalmente, principalmente pela agropecuária, o que cria uma grande oportunidade para devolver o carbono ao solo e ao mesmo tempo contribuir para a diminuição do aquecimento global.

Fonte: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/63-meio-ambiente/5058-neutralizacao-de-co2-por-estoque-de-carbono-no-solo-possui-tecnicas-promissora-vegetacao-aumentar-emissao-gases-efeito-estufa-atmosfera-co2-sequestro-gas-carbonico-planta-potencial-conservacao-ecossitema-fixacao-impacto-mudanca-uso-captacao-estocado.html